INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: uma das habilidades mais procuradas nos candidatos.

Novidades

O planejamento da sua carreira não consiste apenas em encontrar o tipo de profissão que combina com você. Embora isso seja muito importante, também existem outros desafios na vida profissional. Por exemplo, a necessidade de desenvolver habilidades relevantes para o mercado de trabalho — como a inteligência emocional.

Inteligência Emocional é o principal nome envolvido nos primeiros estudos sobre as habilidades e competências emocionais. A teoria baseia-se em cinco pilares: autoconsciência, controle emocional, automotivação, empatia e habilidades sociais.

O pilar da autoconsciência evidencia a capacidade de conhecer a si mesmo. Ou seja, identificar o que está sentindo. Ela tem relação direta com o segundo pilar: controle emocional — que é a competência de saber reagir às emoções, não se deixando dominar por elas. Isso evitaria, por exemplo, ataques de raiva e conflitos no trabalho.

A inteligência emocional é útil, por exemplo, nos momentos de interpretar feedbacks e refletir sobre o que precisa ser melhorado na sua atuação. Sem dúvida, desenvolver essa habilidade faz diferença na carreira e torna mais fácil que o profissional obtenha destaque e consiga conquistar seus objetivos.

E você tem trabalhado para desenvolver essas habilidades?

Compartilhe Isso